A Cerâmica do Chá

Cada país ou região tem a sua própria estética de cerâmica e a sua própria maneira de preparar o chá. Deste modo, existem diversas cerâmicas para a preparação das várias qualidades de chá.

 

 

Um exemplo muito marcante é o Chawan usado na cerimónia do chá no Japão. O Chawan é uma malga grande de cerâmica artesanal, na qual é preparado o Matcha (chá verde em pó) com um batedor de bambu. Neste encontro cerimonial, feito em silêncio, a cerâmica é tão importante como o chá. A cerimónia do chá é muito ligada à natureza e deste modo a estética do Chawan reflecte a simplicidade e a ligação com a natureza. A sua forma simples, com uma superfície tosca, por vezes revela a sua beleza só à segunda, ou terceira, vista. A ideia original é a de destruir o Chawan depois da cerimónia de modo a celebrar o momento e reforçar a ideia de que cada cerimónia é única e não repetível. Muitos ceramistas japoneses consideram o Chawan a forma cerâmica mais complexa e difícil de se fazer.

Mas mesmo no dia-a-dia, o chá sabe muito melhor quando é preparado e apreciado numa cerâmica adequada. Há diversos tipos de bules de chá que podem influenciar bastante o sabor do chá, quer pelo material, quer mesmo pela sua forma. Um bule de cerâmica tem memória, ou seja o material poroso guarda algo do sabor do chá. Por isso é aconselhável usar o mesmo bule para o mesmo tipo de chá. Com o passar do tempo, o chá sabe melhor já que o bule guarda na sua memória o sabor particular desse chá. Da mesma maneira, o tamanho e o material da taça podem alterar o sabor do chá e o sentimento da pessoa que o bebe. Experimente, por exemplo, beber o mesmo chá numa chávena com asas e depois numa malga (preferencialmente de cerâmica artesanal). Há pequenos detalhes que se podem descobrir quando se bebe o chá com toda a atenção.

 

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