Benefícios do Chá
Há mais de 5000 anos que os extractos das folhas do chá são utilizados para fins medicinais na China. Mas só no século VI é que o chá se tornou uma bebida popular e o seu consumo espalhou-se, a partir daí, um pouco por toda a Ásia. Os monges budistas japoneses, que tinham aprendido a apreciar os efeitos benéficos do chá verde sobre a capacidade de concentração, começaram a cultivar as primeiras plantas do chá no Japão, no século VIII.
As substâncias activas da folha do chá dissolvem-se bem na água e são ideais para a preparação da bebida através de infusão. Isto é válido apenas para o chá verde, cujas substâncias activas não são alteradas devido ao processo de secagem suave. Nos chás japoneses, o teor das substâncias activas é particularmente elevado, dado que as folhas são vaporizadas desde o início da manufactura, o processo mais suave de conservação.
Consoante o tipo, os chás verdes contêm quantidades apreciáveis de vitamina C, comparáveis às do sumo de limão. Dado que a vitamina C é sensível ao calor, aconselha-se a preparação do chá com água a uma temperatura entre os 60 e os 75ºC. O chá verde é igualmente uma fonte interessante de outras vitaminas: a vitamina K, em grandes quantidades, enquanto o ácido fólico aparece em menor escala. Uma vez que em vastas camadas da população o ácido fólico é consumido em quantidades demasiado baixas, o chá verde pode ser um suplemento interessante.
Os polifenóis do chá verde (catequinas ou taninos) são de grande importância. Estas substâncias produzem efeitos antioxidantes e são consideradas relevantes na prevenção do cancro. O chá contém, por outro lado, cafeína, teobromina e teofilina. Estes alcalóides são responsáveis pelo seu efeito estimulante. A presença conjunta destas substâncias estimulantes com as catequinas faz do chá uma bebida bem tolerada. Em contrapartida, no café, a cafeína aparece ligada a ácidos clorogênicos, o que pode provocar mal estar do estômago.
Além disso, o chá verde é uma fonte interessante de minerais, destacando-se o teor especialmente significativo de fluoreto. A planta do chá (Camellia sinensis) é a planta alimentar com teor mais elevado de fluoreto. As quantidades destas substâncias variam consoante o terreno de plantio (altitude, zona climática) e segundo o tipo de chá. No entanto, e de um modo geral, as substâncias activas não devem ser consideradas isoladamente. É a soma de todas as substâncias presentes no chá verde que contribui para o seu efeito benéfico sobre o organismo.
O médico holandês Nicolas Diveks (1593 – 1674) elogia as virtudes do chá com as seguintes palavras:
“Não há nada que supere o chá. Beber chá afasta todas as doenças possíveis do ser humano e propicia uma vida longa. O chá dá energia e é muito útil para aqueles que estudam ou trabalham à noite. É perfeitamente correcto beber doze chávenas de chá por dia.”
Beber chá verde com regularidade pode prevenir uma série de doenças, tais como:
- Colesterol elevado
- Hipertensão
- Transtornos circulatórios
- Osteoporose
- Falta de concentração
- Depressão
- Dores de estômago
- Problemas digestivos
- Cárie dentária
- Distúrbios da glândula tiróide
E contribui para o bem-estar:
- Combate o stress de forma natural
- Aumenta a resistência
- Favorece a regeneração da pele
- Fortalece a visão
- Estimula o fígado
- Rejuvenesce